quinta-feira, 30 de março de 2006

Resultados (provisórios) da cirurgia

Transcrevo de seguida, o "Relatório de Alta" que me foi remetido aquando da minha saída do hospital há 3 semanas atrás:

---
SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA / HOMENS
Internado em: 03 Março 2006

Causa admissão: Retinopatiaa Proliferativas Ncop

História Clínica
hemovítrei com retinopatia proliferativa ow com 2 anos de evolução

Intervenções Cirúrgicas
vitrectomia total com peeling de membrana e laser 360º para foira das arcadas, durante a cirurgia constatou-se fibrose de praticamente todos os cordões vasculares

Terapeutica no ambulatório
atropocil + varidasa + frisulona forte e repouso no leito com tronco 30º

---


Trocando por miúdos e parafraseando a médica quando me deu a alta:
1. A operação correu muito bem;
2. Não foi preciso injectar gás nem silicone, nem substituir o cristalino;
3. A situação estava pior do que pensavam - a maior parte dos principais vasos sanguíneos que alimentam a retina estavam bloqueados/secos (fibrose).

I.e.: não vale a pena ter muitas esperanças em recuperar visão. De certa forma, e na opinião médica, era quase o mesmo não ter sido operado... :(
Mas só durante a operação puderam ter uma noção mais real disto.

No entanto, as surpresas acontecem e os médicos também se enganam.
Tenho notado, principalmente na periferia, uma certa sensibilidade maior à claridade, mesmo alguma distinção de cores! :D
Não altera substancialmente a minha visão (se fechar o olho direito, continuo a não conseguir ver os obstáculos à minha frente), mas parece-me um sinal positivo.

A minha interpretação corrente do "prognóstico" da médica é o de que poderia não conseguir recuperar nada... o que terá obviamente o resultado psicólógico de... Tudo o que recuperar (por pouco que seja) já será bom! ;)
De qualquer modo, já estou assim há quase dois anos... e não é isto que me impede de ser feliz... É um condicionalismo sim, mas não me impede de ser feliz! ;)

2 comentários:

Luiz disse...

Olá DMC.

No seu perfil diz que é de Portugal, mas escreve como brasileiro, assim, creio mesmo que seja brasileiro.

Bem, vamos aos pontos.

Tenho 40 anos, diabético tipo 1 há 31 anos e sem complicações diabéticas detectadas. Leio bastante sobre diabetes e não vi nada no seu blog sobre "anti-oxidantes", o que me pareceu estranho. Mais especificamente, no seu caso de retinopatia, se ainda não usa, seria bom tomar benfotiamina (benfotiamine, em inglês), 2 x 150mg ao dia. A benfo é capaz de impedir a neovascularização da retina e reduzir o sangramento, evitando, assim, a progressão da retinopatia. Procure e achará artigos. Possuo tbm, caso queira posso lhe enviar. A propósito, não tomo benfotiamina, mas tomaria se iniciasse um processo de retinopatia. Tomo Vit E e omega-3, diariamente, como preventivos. Mesmo na dúvida da eficácia, prefiro me prevenir. Creio que valha a pena o risco de algum eventual mal que estes suplementos possam provocar. Não me parece e nem há indicação de que sejam piores do que os que provocam a própria diabetes.

Tenho um irmão diabético tipo 1 tbm, já a espera de um rim para transplante e outros pepinos. Abra o olho, cara, porque só piora e depois fica tarde para agir.

Não costumo acessar blogs, mas troco emails. Se quiser trocar idéias e informações, me escreva diretamente.

Abraços,

Luiz
escreva para o gmail pto com , para lzcunha (os robôs adoram vasculhar os blogs e coletar emails para spam...)

dmc disse...

Caro Luíz,

Antes de mais, muito agradecido pelo seu comentário. :)

Quanto a escrever como brasileiro... não sabia! Escrevo mesmo? É que eu sou português mesmo! Nunca fui ao Brasil sequer, embora seja sem dúvida um país que eu tenho que visitar antes de morrer! E, se possível, não como mero turista!
Mas voltando à escrita, acho que a única coisa que eu escrevo como brasileiro é um ocasional "Bom, " em vez de "Bem, "... Embora o próprio Luíz, como brasileiro que me parece ser, tenha escrito "Bem, "...
Enfim, tenho curiosidade de saber onde é que a minha escrita se assemelha mais à brasileira que à portuguesa. Por isso, se me puder indicar um ponto ou dois, agradeço. :)

Quanto aos anti-oxidantes, tem toda a razão, caro Luíz! Eles são muito importantes, não só na prevenção de cancros em geral mas também para melhorar a circulação e irrigação sanguínea. Além de um importante papel anti-envelhecimento, claro! :)
É verdade que nunca os referi antes mas também há muita coisa que eu poderia e gostaria de ter referido e não tive tempo ou oportunidade de fazer.

Ainda a propósito de anti-oxidantes, a fruta em geral é normalmente rica nestes compostos. E eu sou um viciado em fruta! Bom, digamos que como diariamente ao menos uma peça de fruta, sendo o normal comer entre duas e três, por vezes mais. :)
Não conhecia esse composto de que me falou, a benfotiamina. No entanto, mais ou menos por altura da cirurgia que fiz, eu estava também muito envolvido com a medicina tradiconal chinesa (e continuo, embora menos). Como poderá saber, a medicina chinesa tem um ramo denominado fitoterapia (terpia pelas plantas) que é, basicamente, uma forma de tratamento com recurso a plantas e seus derivados.
O meu terapeuta de medicina chinesa usava também outros produtos e eu recorri também, nessa altura, a uns quatro ou cinco diferentes suplementos! Mas eles eram caros (aqui em Portugal, a medicinal ocidental convencional é comparticipada, o Estado paga uma grande parte, por vezes mesmo a totalidade; qualquer outra medicina, dita "alternativa" fica bem mais cara...). Continuei com um ou dois daqueles produtos durante mais um tempinho e depois acabei por deixar, por razões diversas.
Mas devo realçar que actividades físico-desportivas ligadas à medicina tradicional chinesa (Chi-Qong e Tai-Chi) ajudaram-me muito (e continuam a ajudar pois continuo a praticá-las tanto quanto posso) com a minha retinopatia. Alguns exercícios especificamente oculares (alguns retirados também de um livro não directamente ligado à medicina chinesa) também me ajudaram.
Uma amiga muito simpática dos EUA enviou-me também um óleo essencial que, parece-me, também me ajudou. Mas eu não o usei com muita regularidade porque isso foi numa altura muito complicada da minha vida, a todos os níveis - assim, não posso realmente fazer uma avaliação muito fundamentada dos seus efeitos. Mas posso dizer que fiquei com a impressão de ter um efeito poderoso, sim. É possível que o mesmo tivesse ingreedientes com propriedades anti-oxidantes também.

Com os tratamentos que referi acima, consegui já aquilo que a medicina ocidental convencional me dizia impossível: recuperar visão! O facto é que recuperei e sinto-me agora muito mais funcional que antes. Entre outras coisas, consegui que me fizessem uma reavaliação e me devolvessem a carta de condução, a qual me é quase indispensável. E eu estou em plenas condições para conduzir, consciente de algums limites. :)

Publiquei esta resposta aqui para abrir o "apetite" a quem veja o blog e estes comentários... Tentarei debruçar-me sobre isto com mais pormenor e visibilidade.
Entretanto, para já, vou enviar-lhe isto a si também por e-mail, caro Luíz.
Quanto ao spam e aos bots... essa é a razão porque os comentários neste blog são moderados! Quem me dera não precisar de o fazer mas...
A sua solução para "ocultar" o seu mail é boa! ;)

Abraço,
dmc