sábado, 4 de março de 2006

Cirurgia ocular

Ontem, não tive consulta no psicólogo.

Esta semana, fui a uma "Consulta de Internamento". Para ser operado na Segunda-feira, 6 de Março, ao olho esquerdo.

Era às 9h30. Cheguei a horas! :) Embora só tivesse dormido umas quatro horas...

Resumindo a coisa: Só durante a operação, se saberá ao certo o que me vão fazer/o que será preciso:
1. O procedimento vase/principal, é a Vitrectomia.(no artigo apresentado, há um link que explica este procedimento, na sua versão mais recente - não sei ainda se é este o que usam no hospital onde vou ser operado, mas creio que sim). Consiste isto na limpeza da "cortina" que me tapa a visão, feita com um aparelho específico de "aspiração e corte".
2. Se houver necessidade e possibilidade, far-me-ão também tratamento com raios laser.
3. Uma ecografia que me fizeram revelou que é possível que eu tenha um descolamento de retina. Se isto se confirmar, é provável que a acuidade visual que recuperarei, pela limpeza, seja reduzida. :(((((
4. Pode surgir a necessidade (se bem recordo o que me disseram, potenciada pelo eventual descolamento da retina), de me fazerem a tal injecção de gás ou silicone em substituição do líquido vítreo natural.
5. Detectaram que tenho também uma pequena catarata (mais nada?! porra!). Esta, em si, quase não prejudica a minha visão. No entanto, se prejudicar o trabalho dos médicos (por impedir a visualização do fundo do olho, onde se se situa a retina), poderão ter que fazer uma substituição do cristalino!! :(((( O cristalino situa-se na frente do olho, e se a retina é o "filme" da "máquina fotográfica", o cristalino é a "lente". Poderão, pois, retirar-me o cristalino e introduzir uma lente artificial". Prevendo esta possibilidade, tiraram-me já as medidas ao meu cristalino, para terem uma lente pronta para inserir.
6. Tendo em conta o referido, a operação poderá demorar quase toda a manhã de Segunda-feira. Entro no hospital amanhã, Domingo, pelas 17-17h30.
7. Tinham-me informado, aquando da cirurgia que perdi em Janeiro, que teria alta na manhã seguinte ao dia da operação. No entanto, disseram-me ontem que poderei ficar internado no hospital até Quarta ou Quinta!!!! "Quase a semana toda"... :(
8. É possível que tenha que ficar umas 24 horas (ou mais, dois ou três dias), deitado de bruços, sem poder mexer a cabeça, depois da operação. :((
9. A anestesia poderá ser geral (completamente inconsciente), ou parcial. Neste último caso, o meu olho não sentirá nem verá nada (graças a Deus!!! :) ), mas serei capaz de ouvir. Não me importo de ouvir os médicos... Embora isto tenha um lado positivo e um negativo. O ositivo é que saberei o que está a acontecer a cada momento epoderei talvez mesmo ir dando algum feedback à equipa. O negativo é que pode fazer-me stressar... :s


Enfim, uma vez que o olho direito não será tocado, e é com ele que eu tenho visto no último ano e meio ou mais, e escrito este blog... Espero dar-vos notícias daqui a uma semana, mais ou menos... A não ser que receba recomendações de descanso total por parte dos médicos.

Até mais então!


P.S.: As análises ao sangue, que fiz em Dezembro passado, estavam "muito boas". :D

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola
Tenho uma amiga que mora rm Portugal que fara essa cirurgia em Abril. Ela está super apreensiva...
Me diga, como vc está?
Queria tranquiliza-la, apesar de saber que cada caso é um caso.
Obrigada e boa sorte para voce!!!
Meu email>ana-ribeiro@pop.com.br