terça-feira, 14 de março de 2006

Pós-operatório

Hoje tive um acordar daqueles...

A rapidez e profundidade com que passei da paz do sono para a violência do despertar é apenas comparável com a rapidez e profundidade com que passei do tremor do medo para a paz da anestesia no dia da cirurgia - já lá iremos, mas não neste artigo! :P

Ora bem, acordei então com uma dor lancinante no olho esquerdo, alastrando quase imediatamente à parte superior frontal esquerda da cabeça. Parecia que ia rebentar tudo!

Quando me deu alta, a médica disse-me que precisava de repousar com o tronco elevado num ângulo de 30º. Mas não me disse durante quanto tempo.
Dormi então com um travesseiro e mais duas almofadas dispostas longitudinalmente, de forma a dar-me o referido apoio. Isto até à noite de Sábado.
As minhas melhorias estavam a ser tão rápidas, que, e tendo em conta que já estava farto de dormir naquela posição (eu sou mais do género de preferir dormir sem almofada nenhuma do que com 1(uma) demasiado alta), que no Sábado, deitei-me só com uma. E esta noite também...

Hoje, depois de acordar, tomei um café rápido, fiz um enorme esforço para tomar a insulina, telefonei para a minha irmã (que é minha vizinha!) e deitei-me outra vez, desta já com o dito ângulo de 30º. Ela pôs-me umas gotas receitadas no hospital no olho e, passado um bocado, a pressão aliviou.

Quanto à medicação de pós-operatório, a médica também não me disse durante quanto tempo
eu tinha que o fazer. Já no Sábado, a minha irmã tinha-me lembrado que esses tratamentos não costumam ser muito longos, normalmente uma semana no máximo - e que prolongá-los demais pode ser prejudicial.
Como a médica não me tinha dito nada sobre o tempo de mdeicação, eu tinha mais ou menos assumido que seria, eplo menos, até à consulta que tenho marcada para Quarta-feira. Mas a verdade é que descontraí um pouco a partir de Sábado...


Depois do meu despertar de hoje, lá pegamos nos prospectos dos medicamentos, a ver (pela primeira vez!) quais eram afinal as contra-indicações e efeitos secundários.

- Atropocil (Colírio), 1 gota de 12 em 12 horas:
- "Sintomas que requerem atenção médica apenas se persisitirem: Turvação da visão [penso que pod dizer-se que senti, mas lá iremos noutro artigo!], irritação do olho não presente antes da aplicação do produto [arde que se farta, sim sr.!], inchaço das pálpebras [Ai então era do colírio! Ah tá bem, antes isso!]"
- "Sintomas que requerem atenção médica (consequência de absorção sistémica): Tremores [só hoje!], estado de confusão e comportamento invulgar [é o meu estado normal, pelo menos a última parte! :P], pele seca [do olho, sim sr! olarila! Cheguei a pensar se me tinham dado pontos! Mas talvez isto fosse mesmo "da faca"...], febre [isso foi na véspera da operção!], rubescência da face [faz parte do meu charme! :P], estômago inchado nas crianças, taquicardia [já soube que raio é isto], cansaço ou fraqueza [pensei que era da anestesia! E foi! Depois conto... ou não!], xerostonia [terá alguma coisa a ver com fotocópias?!]." Bem, como vêem a listinha para este "brinquedo", é grandinha, e chega a assustar... Mas não me parece ter afectado por aí além...

- Frisolona Forte, 1 gota 4 vezes/dia:
Bem, a bem dizer, já não encontro o prospecto deste, mas ainda me lembro de ouvir a minha irmã ler: "pode provocar perfuração da córnea" - "Perdão, pode repetir?" - "Pode provocar perfuração da córnea" - "Ah bom, afinal não estou surdo nem com alucinações auditivas...
'O-DA-SE!!!"
E, já agora, a gente vai ao médico antes ou depois de termos um furo no olho?!
Ok, ok, eu sei que estou a exagerar e tal, e que a médica recomendou doses seguras (embora eu não faça ideia durante quanto tempo), e que o medicamento foi devidamente testado e que mostrou ser "normalmente" seguro... Mas ainda me pergunto... E... se eu não for "normal"?!... E se, por acaso, a minha córnea apresentar uma resistência à coisa que se encontra fora da área de aceitação da "curva normal" (vocês sabem, a curva "estatisticamente normal" das frequências, a curva "probabilisticamente normal" dos casos..., aquela que define qualquer valor em qualquer indústria (a farmaceutica não é excepção) como "normal"...
Ok, ok, provavelmente continuo a exagerar, certamente a curva normal de espessuras/consistências/resistências de córneas a este produto é suficientemente ampla para excluir qualquer risco.
Mesmo assim, este medicamento já era! Tenho dito. E tenho também um largo historial de "boas decisões clínicas" no corpo... Nada de muito grave, a não ser talvez a já referida, e pelo menos na época, desnecessária desvitalização de alguns dentes. Mas sobretudo... uma questão de princípio: Que tal informarem o paciente primeiro?...

- Meocil, pomada tópica, 2 vezes/dia:
"Eventuais reacções alérgicas de hipersensibilidade"... Hmm, ardor e dificuldade em abrir o olho depois da aplicação... conta? Este, acho que aidna vou continuar a "arriscar"...

- Varidasa, 2 comprimidos, 3 vezes /dia:
Este, confesso que ainda nem vi... Vou ver agora!
Ok, é contra-indicado em casos de "hemorragias activas" e os efeitos adversos são "raros", e não são "graves" (mas não dizem quais são!).

Ok, agora vou voltar para a cama, para onde tive que correr há umas horas atrás... E acho que vou voltar a fazer o mesmo agora!

Até!

1 comentário:

dmc disse...

LOL!!
A negação é uma fase muito boa, sim sr.! É quando percebomos afinal o que raio é verdade de tudo o que nos tentaram impingir e o que raio não é!!

E além disso... tem simplesmente o gostinho do fruot proibido! ;)

Grande abraço!