sábado, 11 de fevereiro de 2006

Mais recente visita ao psicólogo...

Isto continua...

A consulta hoje foi às 16h00, pelo que me foi mais fácil chegar a horas... Sim, parte do problema da pontualidade tem a ver com o deitar tarde e (não) levantar cedo... Embora também tenha tido problemas ao longo de todo o dia... EMBORA... "tenha tido" esteja incompleto!!! "Tenha tido problemas no passado (embora recente!)" é mais correcto! :D

É verdade, tenho conseguido chegar a horas aos sítios que me proponho! Ainda preciso de melhorar a minha gestão global do tempo... assim como estar mais a par dos diversos horários!... eh!
Mas as consultas no psicólogo estão a dar resultados muito rapidamente. Pelo que leram (ou tiveram oportunidade de ler) antes, desde o artigo "Novidades (resumindo todas as entradas sobre Retinopatia)"´, terão percebido que eu estava mesmo mal. O termo mais correcto seria "desesperado"! Bem, perto disso, pelo menos... Já descobri há algum tempo que o desespero não me costuma dar bons resultados... ;)

De qualquer forma, e embora já o tenha dito (porra, eu hoje ando a abusar do "embora", não?!), na última entrada sobre as consultas no psicólogo, "permitir-me ser desorganizado" tem-me dado muito bons resultados! :) Parece que desbloqueei a minha relação com o Mundo!!! Ok, isto já está a ficar com um ar zen ou coisa assim, mas... como dizer isto sem parecer "vulgar"... que se ----!
As coisas têm acontecido. E têm acontecido porque eu deixei (cada vez mais) de tentar controlá-las! Não que tenha sido uma viagem de passeio... mas finalmente as coisas avançam!


Hoje, a consulta foi mais... acesa(?!)! Ok ok ok... eu tento explicar... Eu e o psicólogo entramos num certo confronto... Passamos do eu falar coisas, ele tirar notas e ir-me dando umas dicas para eu continuar (boas dicas, diga-se de passagem), para um...
Bem, o que aconteceu foi que ele estava a ver algo em mim que eu não via! No passado, ele já conseguiu fazer isto, aliás, logo na primeira consulta, há cerca de um ano atrás... Voltou a cosneguir fazê-lo uma vez ou outra este ano, que lá voltei...

No entanto, hoje, a coisa não encaixava... No início, eu ia tentando completar o que eu tinha dito antes, como se não me tivesse explicado bem...
Depois, comecei a contra-argumentar com ele, como se realmente fosse ele que não estivesse a ouvir com a devida atenção/mente aberta...
Continuanado, e perante a minha negação absoluta da interpretação dele, ele "achegou" que acreditava que, conscientemente, eu não via nem era como ele me estava a dizer que eu lhe (a)parecia, mas subconscientemente... Fiz uma pausa e um momento de introspecção. O meu silêncio fê-lo falar um pouco. Ouvi.
Entramos depois num certo tom de discussão civilizada, mas abertamente confrontacional.
Finalmente, eu disse algo que, a julgar pela pausa dele, de duas uma: ou o fez ver finalmente o meu ponto de vista, ou lhe mostrou que eu tinha atingido um grau de auto-confiança suficiente para avançarmos o processo de psico-terapia. Mais provavelmente, foi a terceira!
Ok, a última frase lembra-me que, no final, embora tenha ficado a discussão "no ar" (i.e. nenhum dos dois deu o braço a torcer), eu ri-me! Pela primeira vez nestas consultas, desde o ano passado, EU RI no gabinete do psicólogo! :D

Notas:
1. Fomos bastante fundo nesta consulta. Ou seja, falamos de assuntos bastante... "difíceis", à falta de melhor termo... Como sempre tem feito, este psicólogo tornou a coisa mais... não direi "simples", nem "fácil"... DEU OS NOMES CERTOS ÀS COISAS!
2. Conceptualmente, este psicólogo é muito bom! Consegue identificar claramente o assunto de que se fala, a partir do chorrilho de "retalhos" que eu vou despejando... Ou seja, "sabe dar os nomes certos às coisas". Claro que eu também ajudo (ehehe), dada a minha capacidade de raciocínio e vontade de chamar as coisas pelos nomes... Mas a iniciativa disso tem partido sempre dele... e no moento certo. Crédito a quem o merece! ;)
3. No entanto, parece que "não me vê bem"! Ou seja, às vezes dá nomes errados!!! Parece contraditório, mas não é bem... Como explicar sem dar exemplos e expor demasiado a minha vida neste blog... (Mais?! perguntarão talvez vocês... Por acaso, não me lembro de alguma vez ter visto alguém analisar, mais ou menos sistematicamente, a sua relação com o seu psicólogo na net...). Por vezes ele pega nalguns retalhos e dá-lhes um nome - a sua interpretação não é incoerente... Apenas não acerta! Digamos que "houve uma falha na comunicação"... É o que se me sugere (quase?) sempre no momento... E no entanto, estas "falhas" levam-me a ir mais longe na minha auto-análise e nas minhas recordações... e nas minhas "libertações" também! :) E ele costuma "rematar" o final da consulta com um nome bem dado!... ;)
4. Hoje, não houve esse remate... Um passo necessário para a minha autonomia?...
5. Como lhe disse eu lá pelo final, costumo ficar a pensar na consulta (digamos que tenho flashbacks aos quais procuro dar um sentido, ou que me explicam algum acontecimento) até Segunda ou Terça-feira, mais ou menos. A partir daí, "vou em piloto-automático" até à consulta seguinte. Estou (quase) certo que me vai surgir algo mais concreto até lá. Não sei se será uma palavra certa ou um estado de espírito ou outra coisa, mas sei que virá.
6. Ontem, encontrei um artigo na Web, por mero acidente (se vos contasse do que eu andava à procura/a surfar, vocês não acreditavam!). Chama-se "Aceitar o Gesto" e está em inglês. Mas a leitura é fácil e a linguagem bastante acessível. O babelfish é até capaz de conseguir fazer uma boa tradução da coisa! ;) Parece-me algo importante. Pelo menos para mim. ;)

Paz,
~dmc~

Sem comentários: