domingo, 5 de fevereiro de 2006

FDA (EUA) aprova insulina inalada Exubera

Como a nótícia é de grande interesse (nem tanto para os diabéticos tipo 1 adultos como eu, mas prontos...), dei-me ao trabalho de a traduzir. Esta é a notícia como surgiu na página do site About.com (http://diabetes.about.com/od/insulinpills/a/Exubera.htm, visualizada em 04 Fev. 2006). O link para a notícia original da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, está no final do artigo, antes da data.
Então cá vai:

----------
FDA Aprova Insulina Inalada Exubera

Por Nina Nazor,
A sua Guia sobre Diabetes.
Newsletter GRATUITA. Sign Up Now!

A Food and Drug Administration aprovou finalmente a primeira insulina inalada. A Exubera é um pó inalável, feito de insulina humana recombinante (produzida através de um processo de engenharia genética) para o tratamento de pacientes adulto com diabetes de tipo 1 e de tipo 2.

Desde 1921, quando os investigadores canadianos Banting e Best descobriram a insulina e receberam o prémio Nobel pela sua descoberta, esta é a primeira vez que há uma opção para administrá-la, além das injecções. A Exubera estará disponível no mercado muito em breve.

Como é que a Exubera é administrada e como é que funciona?

A Exubera é inalada para os pulmões através da boca, usando um inalador, da mesma forma que os medicamentos para a asma são administrados.

A segurança e eficácia da Exubera têm sido estudadas durante os últimos anos em adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Os estudos mostram que a Exubera atinge o pico mais rapidamente que a insulina normal. O pico foi atingido aos 49 minutos (variando entre os 30 e os 90 minutos) com a Exubera, comparado com os 105 minutos (variando entre os 60 e os 240 minutos) com insulina normal.

Para pessoas com diabetes tipo 1, a Exubera pode ser usada em vez da insulina de acção rápida, tomada antes das refeições e em conjunção com a insulina de acção mais lenta.

Para pessoas com diabetes tipo 2, como com qualquer outro tipo de insulina, a Exubera pode ser usada separadamente, em conjunção com comprimidos ou com outros tipos de insulina.

É um sonho tornado realidade?

O endocrinologista perito em diabetes tipo 1, Dr. Richard K. Bernstein, autor de The Diabetes Solution e de Secrets To Normal Blood Sugars, deu a sua opinião a Diabetes in Control:

“Pode ser vantajoso para tipos 2 que estão a produzir muita da sua insulina para ajudá-los com os seus níveis de açúcar no sangue ou se precisarem de uma pequena dose para o fenómeno das madrugadas.. Não trará vantagem para aqueles com diabetes Tipo 1, porque não lhes permitirá um controlo preciso. Não se poderá usar com Tipos 1 ou Tipos 2 que tomam grandes quantidades de insulina. Quando se inala insulina, a imprevisibilidade será o factor mais negativo da sua utilização.”

“Pequenas doses de insulina injectada é muito previzível e quaisquer doses de insulina inalada é muito menos previsível nos seus efeitos sobre o açúcar no sangue, devido às mudanças na mucosa. Se a pessoa estiver constipada ou engripada ou com o nariz entupido, isso vai afectar a absorção.”

“Os estudos actuais sobre a insulina inalada mostraram alguma imprevisibilidade na absorção. Assim, para aqueles que têm diabete Tipo 1, poderia ser muito perigoso, por causa da sua imprevisibilidade.”

Efeitos secundários

Tal como acontece com qualquer tipo de insulina, o principal efeito secundário do Exubera é a hipoglicémia ou seja, baixos níves de açúcar no sangue. Pessoas que a usam devem monitorizar cuidadosamente os seus níveis de açúcar no sangue regularmente. Além disso, houve também registos de outros efeitos secundários tais como: tosse, falta de ar, garganta dorida e boca seca.

Quem não deverá usar Exubera?

Pessoas que fumam ou que deixaram de fumar há pouco e pacientes com asma, bronquite ou enfisema não deverão usar insulina inalada.

Há peritos que recomendam testar o funcionamento pulmonar antes de começar a usar a Exubera e a cada 6 a 12 meses depois de começar.

O patrocinador da Exubera, a empresa farmaceutica Pfizer, comprometeu-se a continuar a estudar os efeitos a longo-prazo e a sugurança do medicamento depois de ele ser comercializado.

Fonte: Notícias da FDA. FDA Approves First Ever Inhaled Insulin Combination Product for Treatment of Diabetes

27 de Janeiro de 2006


Important disclaimer information about this About site.

----------



9 comentários:

dmc disse...

Não sei se demorará tanto tempo assim, mas é possível. Afinal, ainda nem nos EUA está à venda...
Quanto a ser caro, não sei como é com os anti-diabéticos orais que o Resultados toma, mas eu, sendo insulino-dependente, só pago as tiras de teste da glicémia. Tudo o resto é pago pelo Estado...

Abraço

Anónimo disse...

Este tal exubera parece dar problemas pulmonares inclusive podendo causar cancer de pulmão.

dmc disse...

Olá anonymous,

Sim, os próprios fabricantes reconhecem que o Exubera pode causar "irritação pulmonar", ou pior! A própria notícia dá algumas indicações disso.
Já sobre o cancro/cancer, eu não tinha ouvido/lido nada... Pode dizer-nos como soube disso?

Abraço,
DMC

Thiago disse...

Aqui no Brasil já chegou, estou indo comprar hoje, custa R$470,00 aqui onde eu moro. Vamos ver como é.

dmc disse...

Olá Thiago!

Grato pelas informações que publicou. :-)

Diga depois vomo se correram as coisas com a Exubera!
E se tiver um blog, deixe aqui o link (actualmente o seu perfil no blogger está configurado para não ser mostrado; por isso, não consigo aceder ao seu blog...).

Pode ser também que eu venha a autorizá-lo a escrever NESTE blog - diga-me qualquer coisa se estiver interessado.

Abraço,
dmc

Anónimo disse...

I inclination not approve on it. I think polite post. Expressly the title attracted me to study the whole story.

dmc disse...

Bem, este último comentário... aprovei-o pela possibilidade de ter sido feito por alguém com real intenção de comentar sobre o assunto, embora não sendo de língua portuguesa nem aparentemente inglesa ( provavelmente usou um tradutor online tal como o babelfish.yahoo.com ).
Dito isto, não percebi o que quer o autor do dito comentário.
Se é o autor desse comentário, pode tentar reformulá-lo, por favor?
Obrigado.

IN ENGLISH:
Well, this latest comment... I approved it in the name of the possibility that it was made by someone with real intention of commenting on the subject, although he/she does not talk Portuguese nor, apparently, English ( he/she probably used an online translator such as babelfish.altavista.com ).
That being said, I didn't understand what the author of the said comment wants.
If you are the author of the comment, could you please try and rephrase it?
Thank you.


~ dmc ~

Anónimo disse...

Olá, DMC,
Já leu algo do médico endocrinologista referenciado nesta notícia, a saber, Dr. Richard K. Bernstein?
O livro deste médico intitula-se "Diabetes Solution", e o seu autor tem diabetes tipo I desde os 13 anos (e agora tem 80 e poucos anos) e conseguiu reverter a sua nefropatia diabética e outras sequelas da diabetes com uma dieta low-carb e exercício de alta intensidade (musculação ao estilo do Dr. McGuff-autor do livro "Body by Science").
O Dr. Richard K. Bernstein tem vídeos seus no You tube, nos quais expressa a sua opinião sobre vários assuntos relacionados com diabetes.

dmc disse...

Agradeço o seu comentário, Anónimo.

Vou procurar informações sobre esse médico e as suas recomendações.
Mais uma vez obrigado.

Melhores cumprimentos,
~ DMC ~