sábado, 1 de abril de 2006

Investigadores descobrem como Reverter a Diabetes Tipo 1 em ratos

Aqui vai a minha tradução pessoal do artigo original em inglês.
Será desta? Talvez eu comente mais tarde... ;)


Investigadores descobrem como Reverter a Diabetes Tipo 1 em ratos

Por Nina Nazor,
A sua Guia sobre Diabetes.
Newsletter GRÁTIS. Susbscreva agora!

Células Beta recomeçam a produzir insulina, revertendo a diabetes tipo 1

Cientistas no Hospital Pediátrico de Pittsburgh, da Universidade de Medicina de Pittsburgh, chefiados pelo Dr. Massimo Trucco, descobriram uma forma de reverter a diabetes tipo 1 em ratos, através da remoção de células dendíticas do sangue.

As células dendríticas encontram-se na corrente sanguínea e a sua função é identificar substâncias estranhas, processá-las e depois levar o sistema imunitário a responder contra elas.

O Dr. Trucco e a sua equipa efectuaram um procedimento no qual milhões de células dendríticas foram recolhidas. Uma vez recolhidas, investigadores combinaramas células dendríticas com bloqueadores específicos de moléculas sintetizados num laboratório e puderam inibir o efeito destrutivo das células T sobre as células beta produtoras de insulina do pâncreas.

A injecção subcutânea de células dendríticas na zona abdominal, perto do pâncreas bloqueia as células T que viajam para o pâncreas para destruir as células beta. Isto permite que as células beta no pâncreas dos ratos se regenerem e comecem novamente a produzir insulina.

A Food and Drug Administration dos Estados Unidos aprovou o início de um estudo clínico para avaliar a segurança e exequibilidade do tratamento em pacientes com diabetes tipo 1.

O Dr. Trucco e a sua equipa também querem combinar as células dendríticas com pequenas doses de insulina. Isto ajudará a guiar as células dendríticas directamente de encontro às células T que estão a causar o mau-funcionamento do pâncreas, e não a outra parte do corpo.

Fonte: Groundbreaking Human Clinical Trial for Type 1 Diabetes to Start This Spring in Pittsburgh. Children’s Hospital of Pittsburgh, News Release, March 27, 2006

Important disclaimer information about this About site.

2 comentários:

Anónimo disse...

meu esposo pesa 57 kg e tem diabeti , e descodrimos porque ele faz muito xixi, e na familia dele tem um diabetico no caso dele tem como reverter ou o processo dele è igual a de um gordo ?

dmc disse...

Olá,
Desculpe demorar tanto a responder.

Pelo que me diz, o seu marido é um diabético magro. Diabéticos magros costumam ser do tipo 1 (como eu) mas... eu já conheci diabéticos tipo 1 gordos. Por isso, pode também haver diabéticos tipo 2 (os gordos) magros.
O melhor é perguntar ao médico do seu marido, se possível ao que fez o diagnóstico.

Fazer muito chichi qualquer diabético que não tiver o nível de açúcar no sangue controlado vai fazer porque isso é a maneira que o corpo tem de deitar fora o açúcar em excesso.

A diabetes tipo 1 (a dos que costumam ser magros) NÃO é hereditária! As pessoas pensam que é porque este tipo de diabetes costuma aparecer em crianças e pensam logo que é hereditário por isso! Mas não é!
A diabetes que aparece mais em adulto, a dos que costumam ser gordos, é que pode ter causas hereditárias. Mas nem sempre também.
Diabetes é assim: uma doença chata que nem para falar dela é fácil!
É tudo complicado e é difícil de ter certeza só pelos sintomas.

Se for tipo 1, como eu, magro, até agora, ainda não se conseguiu reverter. E NENHUM diabético tipo 1 consegue viver sem injecções de insulina!
Se for tipo 2, mesmo não sendo gordo, já é muito diferente. Aí, há muitos que nem tomam insulina, mas sim comprimidos para engolir. Alguns conseguem mesmo deixar os comprimidos, tomando só cuidado com o que comem e fazendo exercício físico.

Eu, sinceramente, não tenho formação para fazer um diagnóstico destes ao seu marido. E muito menos sem nunca o ter visto, sem exames nem nada.
A pessoa mais indicada para responder será sempre o médico do seu marido.