sexta-feira, 7 de abril de 2006

Revelação


Tive uma revelação ainda há poucos minutos atrás (a que não me parece estranho o facto de ter tido uma discussão mais ou menos com uma amiga diabética há umas horinhas).
Esta revelação... vocês não vão entender!!!
Eu tinha que ter escrito uma série de outras coisas antes... coisas que planeava escrever... Só que...
Eu tenho pensado e "crescido" mais rapidamente do que consigo/tenho tempo para escrever aqui.
De facto, parte da explicação, eu ia começar esta manhã, mas, entretanto, a Net foi abaixo e eu tive mais que fazer que ficar à espera dela...

Mas cá vai a revelação ainda assim! Quando a "explicação" estiver toda online, eu "remeto" para aqui. E, se puder, actualizo este artigo...


A revelação é muito simples, afinal (como as melhores ;)). Trata-se de um ciclo vicioso que tenho vivido quase toda a minha vida e do qual me apercebi há instantes.

Trata-se do facto de eu ter, frequentemente, mais dificuldades em convencer-me a inserir a agulha da injecção de insulina do meu lado esquerdo que do meu lado direito. Para quem não sabe,
os diabéticos que tomam insulina vão "rodando" o local onde dão a injecção, para não ganhar "calo" e tal... Como é natural, vou regularmente tendo que dar-me uma injecção no lado esquerdo do corpo... Há que aproveitar o que temos! :P
O que vou relatar a seguir sucede-me na barriga como, parece-me (já que o focus da minha "percepção" era diferente), sucedia já antes, há anos atrás, quando dava a injecção nas pernas.

E, para quebra o suspense, é isto: Eu tinha (e ainda tenho), a percepção de que, quando vou dar no lado esquerdo... vai doer mais!
O que é bastante disparatado... ou não! O facto é que os diabéticos tipo 1 são muito frequentemente o perfeito oposto dos tipo 2 no que diz respeito a gordura - nós pura e simplesmente não abosrvemos gordura, alguns de nós somos mesmo "magrinhos", "chupadinhos", "sequinhos"... Eu tenho 1,74m e peso 64kg, o que até nem está mau... O curioso é que eu vou continuar assim "elegante" pelos 40 adnetro, 50, etc se lá chegar! Os tipo 1 quase nunca alteram o peso! ;) Aliás, para quem não sabe, há perfeitos idiotas (alguns culturistas e por aí) que, além do workout e das anfetaminas ou similares para "crescerem" os músculos (até aqui, nada de novo), também se injectam com insulina, para ficarem com os músculos definidos... Claro que depois caem p'ro lado feito os estúpidos que são... Enfim... já são crescidinhos, que se amanhem!
Resultado para nós diabéticos insulino-dependentes e elegantes (que também há tipos 1 que o não são): pouca banhinha onde espetar a agulha... Bastante pouca... Logo... do lado esquerdo tenho menos onde espetar (sou dextro e tenho desvios da coluna!)... levo mais tempo a cicatrizar... Esta era uma das explicações que eu dava a mim mesmo...
A falta de jeito (puxar o cotovelo esquerdo todo para trás e o direito todo para a frente) era outra...

Mais recentemente (aproximamo-nos, agora sim e finalmente da Revelação), comecei a pensar se, afinal, aquela conversa do lado esquerdo ser (na maioria das pessoas) o que sente e o direito o que age (vêem como vou mesmo ter que vos dar explicações à maioria... e os outros também vão precisar não tarda nada!). Sendo assim, o meu lado esquerdo sentia mais?! Não me parecia fazer muito sentido, porque a lógica da coisa não é bem essa...

Hoje descobri! E eis que se avizinha o momento em que revelarei o sinal que me conduziu à revelação! (Podem pensar que estou a fazer de propósito, mas olhem que não! Quando comecei este artigo, pensei que ia despachar a coisa em meia-dúzia de linhas, uma dúzia no máximo! Mas entretanto aconteceu o que presenciam v. excelências... E como até acho que está a sair com graça... Continue-se!). O dito sinal foi (ainda vai demorar um 'cadinho!):
Quando vou tomar a injecção de insulina e começo a tripar, há várias estratégias diferentes que eu posso aplicar para me convencer. Algumas resultam melhores que outras, às vezes em momentos diferentes... E nem sempre eu "me encontro em estado" de "aplicar a correcta"...
Uma das melhores, havendo tempo, é entrar numa espéice de estado zen ou alpha (confrome prefiram a versão budista ou a neurológica) em que me deixo meditar sobre o acto de tomar a injecção... E, consequentemente mas nem sempre, na minha resistência psicológica ao mesmo...
Foi o que aconteceu desta vez... E que resistência encontrei em mim? Pânico. Fui esta emoção que alguém viu no meu olho esquerdo num momento em que eu abria a minha "consciência" (em sentido não-psicológico-clínico) à consciência (no mesmo sentido) dessa outra pessoa. Pânico...

Mas pânico porquê?, poder-se-á perguntar... Pânico da dor que sinto ao espetar a agulha, por vezes mais ainda ao pressionar o êmbolo com a agulha ainda espetada, às vezes até mais ao tirá-la...
Um pânico associado ao um gesto que me é feito e dirigido desde os 3 anos de idade... O meu horror a agulhas (e a coisas tão parvas como insectos que picam)... explicado...

Um pânico vindo do repetir diário de um acontecimento... A memória muitos milhares de vezes (milhões mesmo? É fazer as contas...) repetida. E a antecipação, a consciência de que, dentro de algumas horas, essa "experiência" se repetirá. A frustração de não lhe conseguir escapar. O auto-menosprezo (talvez também inveja) de ver que a maior parte das pessoas não passa pelo mesmo. O menosprezo por aqueles outros que passam pelo mesmo que eu... e se conformam.
A saudade de não me lembrar dos dias em que não tinha essa experiência, antes de ficar diabético... e... (pelo menos pela bitola clínica) de ter memória.

E um ciclo vicioso de dor que causa pânico, e de pânico que torna a experiência cada vez mais dolorosa... fisicamente também, mas emocionalmente sobretudo.
Desde os 3 anos...

E vocês não fazem ideia de onde, quantas vezes e por quanto tempo, eu já procurei a origem dessa dor (emocional), desse temor, deste pânico.
E afinal, um ciclo vicioso...

Isto vai mais longe e mais profundo... Principalmente vai mais... por mais perguntas e caminhos em buscas de respostas.
Mas agora vou dormir, que já é tarde e amanhã é Sexta!

4 comentários:

Anónimo disse...

Segundo informação clínica, depois de uma constatação pessoal, temos um lado (esquerdo ou direito) mais indolor do que outro. No meu caso é o esquerdo. Qualquer tipo de injecção dada no meu lado esquerdo é praticamente indolor.

dmc disse...

Interessante, tc... Sabe de alguma explicação científica para isso?


Quanto à resposta ao Resultadoes, está no artigo seguinte...

Anónimo disse...

Não sei qual a explicação científica. Mas penso que deve estar relacionada com a leitura que os neurónios fazem ao nível dos nervos periféricos e talvez tenha relação com o lado dominante de cada pessoa.

dmc disse...

Grato pela resposta tc. :)