sábado, 8 de abril de 2006

Aparelhos de punção


O amigo Resultados publicou um comentário ao meu último artigo, em que falava do recei em fazer os testes de glicémia. Cá vai a minha resposta, que poderá interessar a mais alguém...


Pois... essa foi uma das razões da discussão com a minha amiga (os testes de glicémia)...

Mas quanto a isso, uma curiosidade... Quando estive no hospital por causa da cirurgia... Bem, na noite de véspera fiz as picadas com o meu aparelho (o que vem com o Lifescan OneTouch Ultra, o que é muuuuito menos doloroso do que com a agulha de seringa intramuscular (ou até intravenosa!) que nos pica o dedo à força de braço, com que me habituei a ser picado nas infelizes vezes em que fui parar às urgências ou internamentos...

O aparelho de medição do OneTouch Ultra é muito bom (prqueno, leve e basta uma gotinha muito pequena de sangue para dar os resultados, entre outras boas características), já o aparelho de punção é "normal" (um "cilindro" de 11,5cm de comprimento, aberto de um lado, por onde uma lanceta pica o dedo com uma profundidade ajustável). Diria mesmo que era um aparelho de punção tão bom como outro qualquer, até conhecer outro...

No segundo e terceiro dias no hospital, após a operação (já não me lembro se antes também) fizeram-me as picadas não comuma agulha movia a força de braço, mas sim com um aparelho de punção (não sei se por eu me ter queixado na véspera das agulhas, ou se afinal é o que usam agora).
Este aparelho de punção do hospital era diferente do meu. Era uma paralelípido de uns 5cm ou menos. Não era apoiado contra o dedo na perpendicular, mas antes paralelamente! E a sensação... nenhuma!
Eu ainda estava a "acordar" da anestesia, pelo que talvez a minha sensibilidade estivesse diminuída - no entanto, sentia as injecções de insulina normalmente.
O facto é que eu me espantava como, de cada vez que usavam aquele aparelho, eu só ouvia um clique, não sentia nada e, no entanto, saía uma gota de sangue para o teste!

Vou ver se me informo que aparelho era aquele e se consigo testá-lo. Depois digo-te alguma coisa, Resultados.


Entretanto, se alguém souber de que apaerlho eu estive aqui a falar, agradece-se informações sobre o mesmo. :)

Sem comentários: