sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Descoberta molécula associada à retinopatia diabética - 1/2

Ainda não acabei de comentar a história da diabetes, mas...

Subscrevi um alerta do Google, que me envia, semanalmente, por e-mail, ligações para novas páginas na net com a palavra "diabetes". Para quem não sabe. é como se, uma vez por semana, eu fizesse uma pesquisa no Google pela palavra "diabetes". Só que em vez disso, é o próprio google quem faz isso sozinho, e depois envia-me os primeiros cinco ou seis resultados para a minha caixa de correio e. Acho eu... Se a ideia dos alertas vos interessa, o endereço é: http://www.google.com/alerts

Bem, cá vai um resultado que me interessa particularmente:
http://diabetes.about.com/b/a/196602.htm (em inglês)
Resumindo a história, investigadores japoneses descobriram que a molécula "erythropoietin" (não vou traduzir, que só ia inventar...). Parece que dita tem como principal função estimular a formação de "células sanguíneas vermelhas" (glóbulos vermelhos?). Ao que parece, foram encontrados níveis excessivamente altos desta moléculas na fluído ocular de diabéticos/as com retinopatia. Interrogo-me... se foi só isto que descobriram, como sabem que essa molécula é a causa, e não a consequência, da retinopatia?... Bem, suponho que o estudo não consistisse só nisso... Mas não era o primeiro disparate a que assistia no fantástico mundo da ciência! (entram as tubas, dão o seu toquezito e voltam a sair silenciosamente...)
Encontraram também niveís extremamente elevados de uma outra molécula, a VEGF. Esta está também associada à retinopatia e é responsável pelo estímulo do crescimento dos vasos sanguíneos. AH! Esta sim! É mesmo causa! É que, para quem não sabe, a retinopatia (a diabética pelo menos) é consequência de um crescimento anormalmente grande de vasos sanguíneos na retina, e que acabam por obstruí-la. Isto quando não causam hemorragias... De uma maneira ou de outra, o olho fica "tapado".

Agora vem a parte mais interessante do artigo:
"Esta descoberta abre uma nova área de investigação, disse ele, acrescentando que "há ainda muito trabalho a fazer para saber se inibir a erythropoietin pode ter um efeito benéfico.""
Isto é uma citação quase literal - ok, é a minha tradução do inglês tão literal quanto possível. Pronto, está bem, podia ser ainda mais literal! Mas soaria (ainda mais) estúpida... Como é possível!!!?
A tal da proteína e os vasos sanguíneos só se multiplicam anormalmente por uma única razão: o olho não está a ser bem alimentado!!! Será que cortar-lhe, literalmente, a alimentação, vai ajudar alguma coisa... Ou seja, é óbvio que os vasos sanguíneos a mais vão obstruir a visão, mas se eles não estiverem lá, mantém-se outro problema (o mesmo do costume nos diabetes): não há energia para trabalharem!!!!
É isto o melhor que a investigação científica pode fazer... Ok, eu até entendo, a retinopatia é um processo assustadoramente rápido. Sei-o por experiência (percebem agora o tamanho invulgarmente grande do tipo de letra deste blog?...).
Mas, mesmo assim, será que podem deitar um bocadinho menos de foguetes e serem um pouco mais sinceros... Esta nova descoberta é apenas um primeiro passo para possívelmente muito, muito pouco...
Lamento senhores investigadores, mas nem todos podemos ser heróis, e, francamente, já 'tou como a tia Tina: We don't need another hero!

P.S.: Reparei agora que não li o artigo todo... Espero não ter metido o pé na argola...

Sem comentários: