domingo, 16 de outubro de 2005

Sistemas de Saúde e Medicinas Alternativas

Não, não é para falr do nosso querido sistema de saúde... ainda não!
Hoje, vou falr-vos dos sistemas de saúde de outros países.

P.e., nos Estados Unidos da América, não existe Sistema de Saúde. Quer dizer, ele existe, mas tem mais um papel regulamentar/"policial" e de controlo de epidemias... Mas um sistema de saúde como os nossos ADSE ou ARS, não há. Ou seja, nos EUA, não há hospitais públicos, comparticipação em medicamentos ou tratamentos, nada!
O que há são seguros de saúde não-obrigatórios - quem quer (e pode) paga estes seguros à seguradora da sua escolha, e em troca, recebe a cobertura necessária. Quem não quer (ou não pode), não paga, e reza para não ficar doente sem dinheiro para pagar os tratamentos.
Isto aplica-se também aos medicamentos tomados pelos diabéticos, que aqui em Portugal, são comparticipados quase a 100%. Aliás, canetas de insulina, ampolas, agulhas, aparelhos de teste de glicémia, lancetas, é tudo pago pelo nosso estado. Só nas tiras de teste de glicémia, a comparticipação não é total. Quanto aos antidiabéticos orais, não sei, pois nunca os usei (são mais para tipo 2). Estamos também isentos do pagamento da generalidade dos tratamentos médicos.
Nos EUA, tudo isto é pago pelo diabético, o que é, francamente, terrível. Por outro lado, este sistema do outro lado do Atlântico tem uma vantagem: é que, como paga, o paciente reclama e exige mais. Inclusive, pode muito facilmente optar por outro tipo de tratamento (homepatia, naturopatia, etc), ao contrário de nós, que, para isso, temos que pagar - algo a que não estamos habituados... Isto vai ao ponto de as seguradoras optarem por cobrir o pagamento dos tratamentos alternativos! Se funcionam, mantêm o cliente vivo (e a pagar) durante mais tempo e evitam complicações que hão-de custar tratamentos mais caros (esses sim, o motivo porque o segurado faz o seguro), então... bota!
15/08/2009: A este propósito, ver: http://nccam.nih.gov/health/financial/#insuranceissues
Claro, isto aplica-se principalmente aos diabéticos tipo 2 não-insulino-dependentes... Não há subtitutos naturais para injecções de insulina... ou haverá?

Já no Canadá, vizinho daquele, a coisa é completamente ao contrário. Aí, o serviço de saúde não só paga todos os tratamentos de saúde da medicina convencional, como os homeopáticos també! E talvez ainda outros tipos de medicamentos/tratamentos - não sei. Surgem-me novas interrogações a propósito do artigo na revista Lancet...

Na China, a coisa também é interessante. O meu instrutor de Chi-Kung e Tai-Chi (também massagista Shiatsu e, fazendo também uso de medicamentos naturais), vai no final deste mês à China, fazer os seus exames para completar a sua licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa. Para isso vai fazer "estágios" (de 12 horas/dia!) em hospitais de Chengdu e Pequim.
E o mais interessante é que esses hospitais usam tanto a Medicina Ocidental como a Medicina Tradicional Chinesa! É assim: o cliente vai lá e, em princípio, pode escolher qual o tipo de medicina que quer! Também depende do problema, claro... Mais: as duas podem funcionar em conjunto. Por exemplo, uma cirurgia à moda ocidental com anestesia por acunpunctura, se o paciente preferir... E mais, se essa não funcionar bem, a seringa com a anestesia ocidental está ali à mão, para o que der e vier... Impressionante!

Haja liberdade!


Actualizações:
15/08/2009: Adicionada ligação para página sobre informações sobre "Pagar tratamentos de Medicinas Complementares e Alternativas (CAM)"

4 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo lamentável que os governantes do nosso País não permitam que os doentes possam optar livremente pelo tipo de Medicina que desejam e não proporcionem melhores regalias sociais, em igualdade de circunstâncias para Todos.

dmc disse...

É bem verdade, TMC! É só mais uma das maravilhas da nossa democracia...
Grato pelo seu comentário. É bom saber que não estamos sós...
:-)

Estudante Medicina Naturopática disse...

Parabéns pelo post. Infelizmente ainda não se trabalha num sistema de Medicina Integrada. A junção das duas Medicinas só iria(irá, porque sou uma optimista)beneficiar a saúde de todos..Infelizmente continua-se a ir "tratando" a doença ao invés de se ir Promovendo a Saúde!

dmc disse...

Agradeço o seu elogio e o comentário! :)
Incentiva-me a voltar a escrever aqui, que coisas para escrever tenho; o que não tenho tido é tempo. Vou ver se publico mais qualquer coisinha esta semana...
E entretanto voud ar uma vista de olhos no seu blog que parece ser muito interessante (ainda não li nada... só "corri" os títulos)!
Mais uma vez agradeço o comentário. :)