sábado, 13 de outubro de 2007

A fazer neste blog

1. Recebi há tempos um comentário pedindo mais informações sobre a retinopatia diabética.
Não aprovei esse comentário por conter aí um endereço de e-mail da comentadora que, a ser publicado aqui, poderia ser "pescado" para lhe ser enviado spam - assim, para proteger
essa pessoa, acabei por não o publicar.
No entanto, como prometido, hei-de escrever o dito artigo sobre o que sei, em termos práticos, sobre a coisa... ;-)

2. Recompor o blog - Houve aqui uma actualização automática do blog (que eu autorizei) e que me parece ter sido bom. No entanto, agora tenho ainda que voltar a acrescentar umas coisinhas que tinha adicionado "à mão" e que desapareceram, automaticamente...

3. Acrescentei o blog de um amigo à lista: Misha Kula. Recomendo, o link está aí à esquerda, na secção Outros links.

4. Na entrada anterior a esta, enviei uma resposta a um outro comentador, sobre um assunto que já tenho querido abordar há algum tempo mas que acabei por nunca fazer directamente: a possibilidade de "cura" da diabetes tipo 1, por via de medicina chinesa, se realizada a tempo.


Actualização em 14/10/2007:
Adiantei um bocadichinho o ponto 2 supra... Retirei a secção "Sobre este blog" em favor da nova secção "Etiquetas" que já inclui aquela (v. etiqueta "Blog") e mais ainda! ;-)
Mas ainda tenho que completar a etiquetagem...

Actualização em 06/11/2007:
Novamente um bocadinho de trabalho adiantado do ponto 2. Mas ainda não completado... Mas penso que já falta pouco... ;-)
Já agora destaco que adicionei a etiqueta "Retinopatia", pelo que tudo o que escrevi neste blog sobre o assunto pode ser encontrado clicando no link aqui à esquerda... Mas ainda tenho mais a dizer sobre o assunto! Haja tempo!...

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigo não temos blog mas trabalhamos diretamente com pessoas diabeticas.
Temos sapatos próprios para diabéticos. Acreditamos que seria util a divulgação uma vez que distribuimos para todo territorio nacional. Sabendo-se da dificuldade de encontrar em certas regiões. Se achar conveniente ficariamos honrado em fazer parte da lista de links.
Parabéns pelo seu blog.
Segue a nossa loja:
Calçados Manuelwww.sapatodiabetico.com.br
email:sac@calcadosmanuel.com.br

dmc disse...

Sobre o comentário anterior (de Calçados Manuel):
1. Isto é spam...
2. Os comentários neste blog são moderados por mim, exactamente por causa deste tipo de mensagens...
3. Aprovei este comentário, apesar de ser publidicade não solicitada porque reconheço que os produtos referidos poderão, realmente, ser úteis a algum leitor deste blog.
4. Apesar de ter "cedido" a publicar este comentário no blog, prefiro contudo não incluir o site referido na minha lista de links, por considerar que este blog foi alvo de spam.
5. Quando o autor do dito comentário diz "território nacional" refere-se a Brasil e não Portugal, onde eu resido.

6. Eu não tenho problemas de pés (felizmente e espero nunca vir a ter) mas é uma das complicações que podem surgir da diabetes, devido a pelo menos duas causas:
I. Neuropatia diabética - pode, no/a diabético/a, surgir um fenómeno de perda de sensibilidade. Assim, a pessoa pode ter um corte no pé, p.e. e não o sentir. Isto poderá levar a que a pessoa venha a ganhar uma infecção no pé devido a esse corte que poderá gangrenar e, eventualmente, levar à necessidade de amputação para evitar o alastramento da gangrena que, caso contrário, poderia ser mortal.
II. Outro sintoma comum nas pessoas com diabetes (mas noutras também) é a má circulação periférica (insuficiente circulação sanguínea nas extremidades do corpo, nomeadamente nos pés e nas mãos) o que poderá agravar o referido em I.
7. Pelo dito no ponto anterior, é importante, para todos penso eu, mas principalmente para as pessoas com diabetes, usarem calçado confortável e que permita boa "respiração" do pé.

8.1. Ainda voltando ao comentário de Calçados Manuel... Acredito que o/a autor(a) tenha sido bem intencionado ao publicar o seu comentário. Acredito até que poderia ser um bom serviço que eu prestaria aos visitantes deste blog se incluísse o seu link na lista do mesmo... Não tenho absolutamente nada contra a publicidade a produtos e/ou serviços úteis a alguém. No entanto...
I. Se alguém ganha dinheiro com o meu espaço, eu também deveria ganhar algum, ou não?
II. Não quero que a minha última frase seja levada demasiadamente à letra. Mas há pessoas que realmente abusam do espaço dos outros - o que acharia o/a leitor(a) de ir alguuma visita à sala da sua casa e, sem lhe perguntar nada, colar um anúncio publicitário na parede?...
8.2. Tenho em consideração o que foi dito acima, acho louvável haver uma empresa que se dá ao trabalho de pensar nos diabéticos ao produzir e/ou comercializar os seus sapatos...
8.3. ... Mas sapatos confortáveis também não é propriamente coisa que falte por aí (basta procurar um pouco, fazer algumas perguntas sobre os materiais e experimentar na loja durante um bocado). É importante que os sapatos comprados pelos diabéticos/as sejam confortáveis... Mas também não é preciso nenhum "dispositivo especial"...
8.4. Assim, embora eu aprecie a atitude da Calçados Manuel, considero que não é pertinente incluir esse link na lista.

9. Eu visitei a página indicada no comentário e encontrei, até comd estaque, duas linhas de calçado (em ambos os casos, modelos masculinos). Cada uma delas indicava organizações que recomendam os ditos sapatos. Pesquisei um pouco no site de cada organização menionada, à procura das ditas recomendações, e cheguei aos seguintes resultados:

Linha Doctor Pé diz ser aprovada por:
• ADJ - Associação de Diabetes Juvenil (São Paulo, BR) - http://www.adj.org.br - NÃO encontrada!
• ADB - Associação dos Diabéticos do Brasil (São Paulo, BR) - http://www.adbdobrasil.org.br/ - NÃO encontrada!

Linha Natural Step ( http://www.naturalstepshoes.com/ ) diz ser aprovada por:
• FDA - Food and Drug Administration (EUA) - http://www.fda.gov/ -NÃO encontrada!
• PFA - Pedorthic Footwear Association (EUA) - http://www.pedorthics.org/ - ENCONTRADA! - http://www.pedorthics.org/PedorthicProductReference/tabid/66/Default.aspx
• SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes - http://www.diabetes.org.br/ - NÃO encontrada!
• Outra (não consigo perceber pelo logotipo apresentado)
Notas:
1. A pesquisa em cada site consistiu em procurar no motor de pesquisa do site por "Calçados Manuel" e "Doctor Pé" ou "Natural Step" e também por alguma navegação nos menus e links de cada site.
2. Encontrei apenas uma ocorrência, numa das organizações listadas, o que NÃO significa que as restantes sejam "inventadas" - Se a recomendação de alguma das organizações indicadas é importante para si, recomendo que vá ao site da mesma e, através dos contactos que a dita apresentar no seu site, lhes coloque a questão directamente.

dmc disse...

Estava a espreitar o blog do nosso amigo do "Diário de um diabético" (v .link à esquerda), o homem já não escreve há mais de um ano!, e não é que descubro uma entrada dele sobre pés diabéticos com conselhos e inclusive os links para duas lojas de sapatos para diabéticos em Portugal?!... lol
Não encontro link directo para esse post pelo que terão que clicar no link do blog dele "BLOG: Diário de um diabético" e procurar pela entrada de 24 de Dezembro de 2005 (há quase dois anos atrás!).

Anónimo disse...

Olá! Sou brasileira e mantenho um blog sobre diabetes há mais de 1 ano. Convido-o a conhecer o meu blog "Viver com Diabetes". Sou portadora de diabetes tipo 2 e moro em São Paulo. Obrigada pela atenção.
Endereço: http://vivercomdiabetes.wordpress.com

dmc disse...

Olá Luciana,

Passei agora no seu blog e é MESMO MUITO BOM! :)

Aconselho a todos/as!

E vou adicionar o seu blog à minha lista de links. ;)

Obrigado. :)

Anónimo disse...

Gostei das Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!

dmc disse...

Obrigado, Rafaela! :-)

O site tem andado abandonado nos últimos meses mas espero vir lentamente a recuperar algum ritmo de publicação.

Vá aparecendo! ;-)