sábado, 28 de julho de 2007

Unicamp desenvolve cirurgia capaz de curar diabetes

Pensaram que eu tinha morrido, não? Mas não, ainda não... :-P
Novidades? Imensas! Mas como não há tempo, transcrevo só uma noticiazinha e depois um "piqueno" comentário.

-----

Unicamp desenvolve cirurgia capaz de curar diabetes
Em 26/07/2007


Pesquisadores da FCM da Unicamp estão testando uma nova cirurgia capaz de curar pacientes de diabetes. Cinco pessoas foram submetidas ao procedimento e quatro delas já estão curadas, dispensando até mesmo a insulina, enquanto a quinta conseguiu reduzir em até 80% a ingestão da substância.
O estudo começou depois da constatação de que 90% dos pacientes obesos com diabetes que passavam pela cirurgia de redução de estômago ficavam curados da doença. Anteriormente, a melhora era atribuída à própria diminuição do peso, razão da cirurgia, mas já havia redução da taxa de glicemia antes mesmo do emagrecimento, inclusive no pós-operatório. A partir daí, os médicos da Unicamp decidiram investigar.
Durante a cirurgia de redução de estômago, além da diminuição do tamanho do órgão, é feito um desvio para o alimento de forma que ele evite a primeira parte do intestino. Os médicos da Unicamp descobriram que esse procedimento secundário provoca o aumento de uma substância chamada GLP1 que, por sua vez, estimula o pâncreas a produzir insulina.
A nova técnica parte direto para esse desvio, dispensando a redução do estômago, mas costurando o órgão no intestino entre 70 e 80 centímetros depois do ponto original. Assim, pode ser aplicada até mesmo a pacientes não obesos, caso das cinco pessoas que foram submetidas à cirurgia até agora.
Fonte: Unicamp

> Ligação original

-----

Pois... Para não variar, a gente fica completamente à nora sobre a que tipo de diabetes isto se aplica...
Está bem, está certo, os tipo 2 são 90% ou mais dos diabéticos mas porra!... Esses são os mais fáceis de curar! Pelo menos em teoria. Dito de outra maneira: "doença incurável" e "irreversível" é a diabetes tipo 1 (pelo menos, até ver). A tipo 2 pode até ser controlada com dieta, exercício... dependendo dos casos, evidentemente... Tipo 1 não têm essa hipótese... NUNCA!
E de qualquer forma, os diabéticos tipo 1 também são gente, ou não? Por isso, senhores "investigadores" e "jornalistas", façam o favor de especificar a que tipo de diabetes se referem, sim? Não é pedir muito, pois não?...
Bem, uma coisa o artigo refere: que os pacientes submetidos à cirurgia NÃO eram obesos! Os tipo 2 são-no quase sempre e os tipo 1 quase nunca!... ;-) Repararamno !quase", não repararam?...


Actualização 21/05/2008: Por favor, leia também o artigo seguinte que publiquei sobre este assunto:
http://diabetico-mc.blogspot.com/2007/09/esclarecimento-sobre-ltima-entrada.html