terça-feira, 20 de setembro de 2005

CORRECÇÕES AO BLOG!!

No artigo de 23 de Agosto, sobre os tipos de diabetes, pus-me, numa de pedagogia, a dar uma breve explicação sobre os tipos de diabetes... E ERREI! Prestei falsas informações, e por isso peço desculpa.
No meu entender, não era muito preocupante o rigor do que dizia, pois apenas quis distinguir a diabetes tipo 1 (da qual falei bem, ou quase!) da tipo 2, muito mais comum (90%) e à pala da qual, nós "minoritários" estamos, volta-e-meia-meia-volta, a aturar o que não tem nada conosco. Não que os diabéticos tipo 2 tenham obrigação de aturar seja quem for, mas para um tipo 1 é ainda mais chato... E além disso... este blog ainda nem começou!
De qualquer forma, e uma vez que podem cá "chover" pessoas à procura de informação sobre diabetes, particularmente 2, achei correcto prestar-lhes(vos) a informação masi correcta posível, mesmo que pouca...

Actualização (23 Set. 2005): Também actualizadas informações sobre o Contador de visitas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

A revista Lancet e a homeopatia

No mesmo dia em que publiquei a primeira entrada sobre a molécula associada à retinopatia (26/08), a TSF anunciava que a revista Lancet publicara um artigo que afirmava que os medicamentos homeopáticos não funcionam - ou que terão apenas um efeito placebo.

Não nos é facultada a leitura integral do texto, sem uma subscrição paga da revista. Por isso, cá vai o que se pode "sacar" do resumo acessível ao grande público, assim como do que é adiantado pela TSF.

Para o estudo, compararam-se três grupos de pessoas com asma e/ou(?) alergias. Um dos grupos foi tratado com medicamentos homeopáticos, outro com medicamentos "convencionais" (ou alopáticos), e ainda um terceiro que recebeu apenas placebos, para efeitos de comparação.
A conclusão dos investigadores é a de que os medicamentos homeopáticos têm um efeito análogo ao dos placebos. Já os medicamentos convecionais mostraram ter um "efeito importante e duradouro".

Não sou nenhum perito em homeopatia (sei, aliás, muito pouco sobre o assunto), mas duvido que os investigadores em questão tenham também a devida preparação nesta abordagem médica...
De facto, não são apenas os medicamentos que mudam entre tratamentos homeopáticos e alopáticos. Se não viram ainda as definições destas, aconselho-vos a darem agora uma vista de olhos... É só "clicar" nos links... A informação que a Wikipedia fornece sobre a Homeopatia é bastante extensa, mas levanta questões muito interessantes - talvez volte a isto um dia destes!
Entre outros conceitos interessantes é o que opõe o tratamento "pelos efeitos contrários" da Alopatia ao tratamento "pelos efeitos semelhantes" da Homeopatia. Esta ideia pode parecer estranha, mas assemelha-se muito à da vacinação, embora num sentido muito mais abrangente que esta.
Outra ideia interessante da homeopatia é a recusa da "especialização" e do "organicismos" e a maior aposta no paciente como um todo integrado.

A abordagem homeopática é radicalmente diferente da abordagem da medicina tradicional. E não me parece que seja fácil comparar medicamentos, isoladamente das abordagens terapeuticas subjacentes.

Conhecimentos científicos à parte, a dificuldade de acesso ao saber médico (alopático), e a forma como o mesmo tira conclusões genéricas sobre estudos particulares deixa muito a desejar... Já a forma como alguns médicos alopatas ditam verdades não deixa nada a desejar! São simplesmente inadmissíveis!