terça-feira, 19 de julho de 2005

Contador de visitas


Adicionei um contador de visitas ao blog - está aí do lado esquerdo, em baixo. A ver se, afinal, sempre pára aqui alguém ou não!

Como é a primeira vez que uso uma coisa destas, agradeço comentários e sugestões. ;-)

Este contador é fornecido pela www.statcounter.com.


Actualização (23 Set. 2005): Este contador estava a originar um estranho fenómeno com o Miscrosoft Internet Explorer 6: impedia que se "rolasse para baixo" (scroll down) do conteúdo que estivesse abaixo do contador. Ou seja, só era visível a parte do blog que estava situada acima do contador.
Note-se que este fenómeno (que não consegui resolver) não acontecia com o Mozilla Firefox, com o qual o contador foi inicialmente testado. No entanto, como o MSIE ainda é o browser mais usado...
Assim, passei o contador para o fundo da página, depois de todos os artigos, isto logo uns poucos dias depois...

Actualização 21 Mar. 2006:
Para mais informações sobre o contador, ver o artigo "Mais de 1000 visitas!"

quinta-feira, 14 de julho de 2005

Suavizando...

Na última entrada de Junho, fui um tanto ou quanto... cáustico, por assim dizer, sobre a APDP. E para cúmulo, apelei à paz no artigo anterior a esse (de 20 do mesmo mês)! Por isso, em nome da coerência(!), tentemos então "suavizar" a coisa, tentando descortinar a razão de ser da palavra "Protectora" na denominação da APDP.
Retiramos a seguinte citação da página da APDP, na secção "A APDP -> Resenha Histórica":
"Em Portugal, a luta contra a diabetes está desde o início ligada à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. O seu fundador, Ernesto Roma, acabara de concluir um estágio de especialização nos Estados Unidos da América, tendo aí tido a felicidade de assistir aos primeiros ensaios clínicos nos quais, pela primeira vez se administrou a insulina, recentemente descoberta, no tratamento dos diabéticos tipo 1. Ficou tão impressionado com os excelentes resultados obtidos que logo em 1926 fundou em Lisboa aquela que viria a ser a primeira Associação de Diabéticos do mundo, a Associação Protectora dos Diabéticos Pobres, com o objectivo primeiro de fornecer insulina gratuita aos diabéticos indigentes.
(...)
Simultaneamente, alertava-se a população para a importância da integração das pessoas com diabetes, na sociedade, sem discriminações sociais e/ou profissionais.
(...)

Em 1973 alterou o seu nome de Associação Protectora dos Diabéticos Pobres para um nome mais consentâneo com a verdadeira vocação da Instituição, com a sua modernização e desenvolvimento e com a nova realidade do país: ASSOCIAÇÃO PROTECTORA DOS DIABÉTICOS DE PORTUGAL – PORTUGUESE DIABETES ASSOCIATION.

De uma Associação com fins essencialmente caritativos e filantrópicos, a APDP transformou-se numa instituição de saúde moderna, de referência, sendo simultaneamente uma Associação vocacionada para a defesa dos direitos dos diabéticos e para uma correcta integração das pessoas diabéticas na sociedade e uma Clínica prestadora de cuidados médicos integrados e diferenciados ao doente diabético, sem descurar os aspectos formativos e de investigação inerentes à excelência dos serviços prestados."

Do citado conclui-se:
1. O nome da associação explica-se pela época em que surgiu, 1926. Nessa altura, os actuais tratamentos por injecção de insulina começavam a dar os primeiros passos, surgindo pela primeira vez uma hipótese de fuga ao destino de uma morte em atroz agonia.
Surge assim o termo "Protectora" aliado a "Pobres", podendo-se talvez associar os dois termos àquilo que ainda hoje se refere como a "protecção dos mais desfavorecidos".
2. Pode-se também deduzir que, devido ao desconhecimento, desconfiança e mesmo medo generalizados a propósito dos diabetes, nesse tempo, havia uma necessidade de (re)integrar os diabéticos na sociedade, uma vez que era agora possível viverem uma vida "normal". Para isso, seria contudo necessário combater a estranheza dos não-diabéticos às injecções de insulina e a outros cuidados que a doença exigia.
3. Em 1973 o nome da associação foi alterado, abandonando-se o termo "Diabéticos Pobres" em favor de "Diabéticos de Portugal", o que permite alargar o âmbito de acção declarado da associação, e, simultaneamente, manter a sigla original: APDP. Interessante também que, na tradução do nome da associação para inglês, se tenha abandonado igualmente o termo "Protectora": Portuguese Diabetes Association.

Resumindo: A APDP é "protectora" dos diabéticos por motivos históricos e porque optou por alterar a sua denominação, sem alterar a sigla da mesma... O que ainda assim é estranho, mas... de longe não tão mau como a minha entrada anterior poderia ter dado a entender!
E alguém tinha que fazer a pergunta, para eu poder responder! E à falta de alguém para realizar a primeira tarefa, tive que ser eu a fazer as duas!
Estarei eu a ser redundante, impertinente talvez? Ora bolas!